sábado, 23 de dezembro de 2006

Vai um diminutivozinho?

Ja nao e a primeira vez que ouco falar deste tique, mania ou puro habito tao comum na alma lusa que e o de acresentar um 'inho' a tudo.. Mas ha dias em que isso nos vibra muitas vezes ao ouvido e, tao intensamente, que acabo a pensar no assunto.
Ja nao basta pedir um pingo no cafe e ter de ouvir a empregada a repetir o pedido como se nao tivesse a certeza do que ouviu (a mostrar empatia, claro esta), como ainda ha que lidar com a monotonia das frases todas acabadas em 'inho'...
Um pinguinho, menina? So um bocadinho? Da meia volta, e quando chega, nunca falha: aqui esta o pinguinho. E no fim, como nao poderia deixar de ser, traz-me a cont'inha' e pergunta se quero uma facturaz'inha'.
E isto e apenas um exemplo de muitos desde o levantar ate ao deitar...., sim porque de manha levantamo-nos ced'inho' para irmos pro emprego, porque ha que trazer tostaoz'inho' pra casa... Podemos parar ao meio da tarde pra fazer um lanch'inho', e sair depois de jantar pra tomar um cafez'inho', mas tudo bem rapid'inho' que amanha e outro dia de trabalho...

E ... depois de refletcir uns minut'inhos' sobre este assunto, e sem ter chegado a qualquer conclusao sobre este facto, resta-me fazer-vos um apelo (que espero ser tambem capaz de cumprir, ja que depois de ter escrito este post, reparei que tambem nao lhes escapo): deixemo-nos de INHOzinhos por tudo e por nada...

E, ja agora...um beijINHO!!!

1 comentário:

Mariana disse...

Eu cá acho alguma piada aos inhos!! Por exemplo, quando alguém nos pergunta, "queres um leitinho?" ou "queres uma canjinha?"´, é mt mais querido do que sem o inho...e tenho pena dos anglosaxonicos por nao se poderem exprimir desta maneira. Bem, mas tenho uma amiga minha (a "Luisinha") que é a rainha dos diminutivos, como por ex., "pessoinhas" :) pode ser exagero mas que fica um tanto ou quanto "fofinho", isso fica. beijinho*