quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Eu conheço um país...



Será que nos conhecemos mesmo?
Ou será que conhecemos o Figo e o Cristiano Ronaldo? Ou será que vibramos quando a selecção é 4ª num Campeonato do Mundo?
Mas será que alguém sabe que, por exemplo, a Pinifarina usa engenharia e tecnologia Portuguesa? Ou que Portugal tem a mais baixa taxa de mortalidade infantil de toda a Europa?
E será que conhecemos um país que concebeu um sistema através do qual podemos escolher, via telemóvel, a sala de cinema, o filme que queremos ver e a cadeira onde nos queremos sentar?
Percam 2 minutos a ver este ficheiro delicioso sobre o nosso pequeno/grande Portugal, vale muito a pena.

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei de ler!

Este é um país positivo, para o qual existe um mercado que não é aproveitado... chama-se jornalismo positivo! Há editores que, em entrevistas ou jantares, dizem em tom revolucionário - "é preciso mudar o rumo do nosso jornalismo e contar as histórias de vida deste país..." - E acreditem que há muitas que valem a pena ser contadas. Mas quando chegam ao escritório falta-lhes a coragem de encaminharem um jornalista para o sítio onde pode encontrar a notícia, retirando-o de uma conferência de imprensa, na qual, vai ser "mais um" a contar a mesma história de todos os outros... Quanto à notícia, essa podia ser feita mesmo que não tivesse ido à Conferencia de Imprensa.

A vontade existe, as ideias são boas, mas o mercado não deixa viver o Portugal Positivo... não vende. E esse país continua a "não existir", até que alguém saiba vendê-lo, aos senhores do capital. Mas, verdade seja dita, tb há que saber embrulhar bem "a coisa" e até agra ninguém o soube fazer...

"Eu (também) conheço um país..."

IC

PS: Boa sorte a todas!

Cris disse...

Há que chamar atenção para o que se faz de bom em Porutgal. De conformismo e relutância estamos nós fartos de ouvir falar. Boa DR!

Daniela Rodrigues disse...

Confesso que estou surpreendida por termos um comentário externo, é sempre bom saber que alguém se interessa por aquilo que escrevemos. No fundo é esse o propósito da nossa profissão.

Embora este blog não se destine a fazer jornalismo, nunca é demais debater temas que realmente interessem e que correspondam a um Universo de desconhecimento.

Infelizmente, sou obrigada a concordar que divulgar o Portugal Positivo não é uma prioridade do mercado, o que é uma pena, porque são imensas as potencialidades...

IC agradeço desde já o contributo.
Aproveito para desejar um Feliz Natal.

Cumprimentos,
DR

EA disse...

Portugal tem muito mais potencial do que poderiamos imaginar..acima de tudo somos pessoas boas e honestas(a maior parte), satisfeitos com o lugarzinho à beira mar plantado que tanto trabalho nos deu a conquistar a mouros e espanhois...nao esquecamos o grande D. Afonso Henriques,Viriato, a Padeira de Aljubarrota, os Descobrimentos..somos pessoas de muito talento, de grande espirito e coragem, não somos é tão espertos como os outros e acabamos por não gozar as nossas vitorias..e acima de tudo somos humildes..somos o país do "é o que temos", do " vai-se andando" e "agora fica assim, depois vê-se"..não ha ninguem melhor que nós..nós é que temos vergioha de reconhecer o nosso papel no mundo e acreditem..mais ninguém o fará por nós!
Este PPT revela o que somos: somos bons,mas só o reconhecemos quando outros países o fazem..porque é que nos vangloriamos porque os outros usam a nossa tecnologia?o importante não é que a fazemos?
fica a nota: três estudantes da FEUP vão agora para a Dinamarca trabalhar na Microsoft..propuseram estágio, foram avaliados e ficaram...são provas do que somos capazes..

Anónimo disse...

DR, mto obrigado. E já agora bom Natal para todas!

Ah, não sou assim tão "externo" :)

IC (é fácil lá chegarem... apesar de já ter sido IA)