sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Que ilustres são os portugueses...!

Ainda bem que não fui a única a achar completamente estranho e despropositado (isto para não dizer outra coisa) ver o nome Hélio Pestana na lista dos "100 Grandes Portugueses", uma votação pública promovida pela RTP1 destinada a eleger o português mais ilustre.
"Quem é Hélio Pestana?", começa assim um artigo do JN de hoje, cujo título é "O mistério da escolha da ex-ministra e de Hélio Pestana". E eu pergunto novamente. "Quem é o Hélio Pestana???" Bem, claro que o reconheci da série de televisão Morangos com Açúcar, mas realmente custar a acreditar que alguém (e terá sido um considerável número de pessoas), tenha votado nele.

No fundo, este programa pouco ou nada interessa. Mas não deixa de reflectir, de alguma forma, o que se passa na cabecinha pensante dos portugueses e que referências eles têm. Enfim, um actor novato, que até pouco impacto teve na série, não era sequer protagonista, acabou por influênciar a vida de muita gente. Nada de errado nisso. Mas fará algum sentido, em algum tempo ou lugar, tê-lo numa lista que fala de nomes como Amália Rodrigues, António Lobo Antunes ou António Damásio?

Voltando a Hélio Pestana (relembro os mais distraídos, o actor de Morangos com Açúcar), quando questionado sobre esta votação, também ele reagiu com surpresa e encontrou no seu clube de fãs a justificação possível. Sim, faz algum sentido. Mas partindo desse princípio, só me admira não vermos mais nomes sonantes da tão conhecida série, nesta tão ilustre lista!

O que também não deixa de ser surpreendente foi ver a ex-ministra da Educação, Maria do Carmo Seabra, na lista. Quem é que se foi lembrar desta personalidade, que ainda para mais esteve no governo apenas 4 meses? (no governo de Santana Lopes) A própria refere ser "desproporcional" estar lado a lado com grandes nomes do nosso país.

Mais um exemplo de que este programa, no fundo, não tem razão de ser e que dar ao povo a liberdade de escolher livremente... às vezes dá nisto! Em disparate! Porque convenhamos, dificilmente este dois casos constituem um exemplo a seguir ou um ícone nacional.

Enfim, não faço qualquer intenção de participar com o meu voto mas confesso que aguardo com alguma curiosidade o resultado último desta votação. Quem será o feliz contemplado???

7 comentários:

PC disse...

Bem, isto realmente é muito estranho... Desculpem lá mas só me veio à cabeça que as referidas personalidades tivessem posto toda a familia, amigos e vizinhos a votar! :) :)
Sei que seria ridiculo e que sou demasiado desconfiada mas realmente não vejo outra forma..lol
Acho que se fosse assim pelos clubes de fãs então surgiriam muitos mais nomes do género...
E porque não Catarina Furtado, Merche Romero, José Carlos Malato, Bruno Nogueira, Jorge Gabriel, Isabel Figueira, Diana Chaves, Maya... Enfim... Que mentalidades!! lol

EA disse...

eu acho sinceramente que foi no gozo..as votações eram on-line,certo?sujeitaram-se...
bem, eu tenho a dizer que gostei bastante de ver o programa ontem..detesto o conceito de escolher o melhor portugues, porque acho que não são minimamente comparaveis,tanto em àreas, como em épocas...acho isso ridiculo, mas gostei mesmo do programa.. eu interesso-me muito por história e estavam a fazer resumos comentados de cada uma das figuras historicas do nosso pais e só por isso vale a pena..é importante que se grite às pessoas o que fez fernando pessoa, quem foi Maria de Lurdes Pintassilgo, quem foram os visionários dos descobrimentos..enfim..acho que é importante resumir tudo direitinho e chapar bem simplezinho para que nao hajam desculpas..por isso felicito o programa e já agora...duas coisas:
1º: no top 10 não está nenhuma mulher..isso feriu logo o meu feminismo exacerbado..
2º: dado o top 10 para mim o maior portugues foi...D. Afonso Henriques..pode ter sido ganância ou teimosia, mas de facto,foi ele quem lutou pelo país que todaos nós criticamos muito, mas que nenhum trocava por nada e que afinal escreveu a primeira linha da nossa história...

PC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PC disse...

Outra coisa que me intrigou tremendamente é pensar o que faz Salazar nos DEZ primeiros!!!!! Se fosse nos 50 ou 100 ainda entendia mas 10????? Será que Portugal tem saudades da ditadura??.... Povo estúpido, desculpem lá.

Anónimo disse...

O Hélio Pestana foi um dos protagonistas da série 2 dos Morangos e dos actores mais populares que por lá passou.

Provavelmente, o clube de fãs dele organizou-se e votou, o de outras figuras públicas não.
Simples!

PC disse...

Quanto ao Helio Pestana até acredito que tenha sido gozo mas quanto a Maria do Carmo Seabra parece-me estranho ter sido por isso...
Quanto ao programa eu também gostei mas estou longe de concordar com a EA. Primeiro porque tenho uma costela espanhola e segundo porque acho que basta de saudosismos lusitanos. É que Portugal tem ACTUALMENTE grandes nomes de valor!!! Saramago, António Damásio, Lobo Antudes..e até Mário Soares, que quer se goste quer não é a quem devemos a entrada na antiga CEE..e outros tantos desconhecidos que todos os dias fazem brilhar o nome de Portugal além-fronteitras.. Por isso lamento mas nem vou votar..porque não voto no passado, voto no presente!!