quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Grandes Portugueses

Foi com grande interesse que no passado fim-de-semana assisti ao programa Grandes Portugueses. Não que eu considere que o programa tem valor por eleger o Grande Português, porque há grandes personalidades nacionais e é tremendamente injusto para uns e outros, classificá-los.

No entanto, é inegável que nos 20 ou 30 segundos dedicados ao resumo, ainda que muito incompleto, do percurso de cada personalidade, cada Português ficou um pouquinho mais rico. Mais rico porque a nossa história se fez não de UM grande Português, mas de vários.

Em relação ao resultado da votação online, há algumas considerações que gostaria de fazer e por uma questão de organização prefiro apresentá-las por tópicos:

1 – Maria Elisa. Essa grande senhora da televisão tem realmente um imenso estatuto na televisão portuguesa. Para além de ser dar ao luxo de pura e simplesmente não comentar certas escolhas do público, saiu-se ainda a brilhante expressão “a esta hora Lisboa já deve estar a arder”, quando Pinto da Costa aparece no 17º posto da tabela classificativa.

2 – Mário Soares. É o último grande Português vivo. Convicções políticas à parte, é de louvar um senhor que, depois de anos de luta por um ideal de liberdade, aos 83 anos mantém uma actividade nacional e internacional bastante intensa.

3 – Salgueiro Maia. Foi 11º classificado, com pena minha pois merecia estar entre os 10 primeiros. Nunca teve o reconhecimento que era devido a um grande líder, e soube preservar-se do mediatismo após o 25 de Abril, mas não deixa de ser uma referência para todos nós.

4 – Amália Rodrigues. É uma das caras de Portugal e a mulher mais bem classificada da lista dos 100 maiores Portugueses.

5 – Salazar. Tantos anos de luta pela liberdade e pela democracia, para termos um ditador nos 10 primeiros...NO COMMENT

6 – Álvaro Cunhal. Por afinidade seria aquele em quem eu votaria obviamente. Sempre me assumi esquerdista, para além de ter crescido no seio de uma família que fazia reuniões secretas na cave durante os tempos da repressão. Muitas dessas reuniões foram inclusive presididas por este senhor. Acho interessante que todo o país fique a conhecer um pouquinho mais apaixonante história de vida deste homem.

7 – Por mais que me esforce não consigo perceber o que faz o D. João II nos dez primeiros…

Posto isto, e porque já comecei a escrever esta opinião há 3 dias e só agora consigo ter tempo para a terminar e publicar, e entretanto já perdi parte das ideias, assumo que não vou votar, porque tenho mais o que fazer ao meu dinheiro.

9 comentários:

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris disse...

Vou apenas referir-me ao primeiro ponto, mais especificamente ao comentário proferido por Maria Elisa. Que, a meu ver, deixa muito a desejar.

Pela lógica dela, então todo o país devia "arder", e não só Lisboa, mas de vergonha e não de fúria! Maria Elisa com esta comentário acaba por fazer uma alusão desnecessária à rivalidade entre norte e sul e realçar mesmo um certo favoritismo pelo líder do FCP. E, preferência clubística à parte (eu nem sequer ligo a futebol), mas Pinto da Costa é, quanto muito, um dos símbolos da corrupção e abuso de poder que decorre na nossa sociedade. Não vejo nada de grande ou de ilustre nisso. Bem pelo contrário. Haja sensatez.

Outra coisa. Com esta referência, Maria Elisa não deixa de nos lembrar que manteve (ou não!) uma relação pouco clara com Pinto da Costa...
Enfim, se calhar perdeu foi um bom momento para estar calada.

Daniela Rodrigues disse...

De facto foi um comentário infeliz e despropositado.
Em relação ao Pinto da Costa...CF...foi o grande responsável pelas glórias europeias do FCP, que não deixam de prestigiar o nosso país.

Quanto às acusações de corrupção, até prova contrária a criminosa é a mulher que o acusa, não ele!

EA disse...

Eu já disse o que tinha a dizer em relação ao programa, mas tenho que comentar o facto de a DR e a PC terem referido o voto em Salazar como um dos grandes portugueses..eu não vejo porque não.ok, visto ser uma votação do público é preocupante, mas , ideologias a parte, o homem liderou um dos periodos mais proeminentes da nossa história e, para o bem ou para o mal, foi um dos grandes lideres do país e como tal, não me surpreende. Mário Soares e Alvaro Cunhal têm sem dúvida mais mérito por terem lutado contra o seu regime, mas o que esta em causa na minha opinião é serem figuras que por algum motivo se destacaram...é pena que seja para o mal, mas foi, sem duvida, um dos principais estadistas...nem sei se deveria estar a dizer isto, mas a verdade é que me interesso muito por todas as ditaduras (a titulo historico, pura e simplesmente)..e não posso deixar de considerar a importancia historica que salazar teve no nosso país..se concordo que esteja no top dez: claro que não...e espero que não ocupe uma posição mais cimeira...

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris disse...

Se o FCP prestigou o nosso país (e com isso concordo) isso deve-se ao grupo de trabalho e não a ele. Quanto muito, ele teve parte nisso, mas acho completamente exarcebado associar a imagem de Pinto da Costa a prestígio!

Quanto às acusações, tudo bem que ele é inocente até prova do contrário. Também o são Valentim Loureiro ou a Fátima Felgueiras. E no entanto, muito se sabe. Não vamos ser ingénuos. Todos nós sabemos como a justiça pode ser manipulada.

Em relação ao programa em si, já que suscitou comentários, faço também referência ao facto de António Salazar estar nos 10 primeiros.
Sinceramente, acho que é reconhecer valor a um homem que não o merece. Se tivermos em conta a referência histórica, tudo bem. É de facto um marco na nossa história. Mas também Hittler e Estaline o são, no contexto da história mundial. Se houvesse uma lista semelhante a nível mundial e eles estivessem na lista, não seria fazer deles heróis?

Não quero com isto dizer que Salazer não fez coisas positivas, porque fez, mas não deixa de ser um símbolo de ditadura e opressão. Eu, que não vivi na época, imagino a vida miserável que muita gente levou. E custa a crer que tanta gente tenha a memória curta.

Mas para terminar, sublinho uma ideia fundamental. Estamos numa democracia e são esses os valores que defendo. Cada um vota em quem quiser. Há que respeitar e há que haver coerência! Se não se respeitar, então estamos a agir com pensamento salazarista. E isso nunca!

Diana Silva disse...

Numa votação deste género, em que se destacam figuras portuguesas como ícones da nossa História e Cultura, não me parece correcto, nem tão pouco lógico, que se faça essa distinção sem ter em conta o percurso da pessoa, o seu simbolismo e o seu papel.

Embora não se possa de modo algum comparar Salazar e Pinto da Costa, é verdade que ambos, por mais vitórias e prestígio que tenham trazido a Portugal, representam valores contrários aos que deviam caracterizar a nossa sociedade.

Centrando-me em Salazar, que é de facto uma votação que considero ultrajante, pergunto-me como é que possível os portugueses aceitarem e incentivarem o destaque desta pessoa no mínimo ignorante. É um facto que Portugal conheceu um período de desenvolvimento nessa altura, mas à custa de quê?

Votar em Salazar é o mesmo que dizer que podemos passar por cima de todos os valores e princípios, desde que seja para servir uma causa chamada nação, independentemente de quem possa ser torturado e martirizado no processo.

Por favor, é a minha vez de dizer, é isto o que Portugal tem de melhor?

PC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PC disse...

Realmente era completamente desnecessário aquele comentário da Maria Elisa...
E embora não concorde que Pinto da Costa mereça tal destaque (por muitas vitórias que o FCP tenha tido) já esperava isso dos portugueses, sempre com alma tão futeboleira...
Não entendo é como Salgueiro Maia, Mário Soares, Amália Rodrigues, José Saramago (entre outros) não estão em posição de mais destaque.

Mas o que realmente me transcende e revolta foi a escolha de Salazar nos dez primeiros!! Então se acham que era uma época tão boa para Portugal porque respiraram de alívio com o 25 Abril???
Porque criticam agora os sucessivos Governos se antes viviam tão bem de bico calado???
Então??? Não era bom??? Pois é, como já ouvi muita GENTINHA dizer "no tempo de Salazar andava tudo direitinho, na altura é que era bom"...Então calem-se!!! Cambada de gente IGNORANTE!!!! Isto até me dá vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por isso se aquela história de a RTP ter feito batota (fazer agora uma segunda votação entre os 10 primeiros porque à primeira volta Salazar tinha ganho) não for um simples boato, acho muito bem!!!! Quando a censura é contra os ditadores, venha ela.