terça-feira, 23 de janeiro de 2007

O fim dos tempos?


As questões ambientais são frequentemente desvalorizadas mas são de facto de extrema importância.

O jornais avançaram hoje com a notícia de que em 2050 os glaciares dos Alpes terão desaparecido.

De acordo com os cientistas a previsão baseia-se em dados relativos aos últimos anos, já que os glaciares da província alpina austríaca do Tirol têm vindo a encolher cerca de três por cento por ano, o que significa uma diminuição anual de cerca de um metro.

Os peritos aconselham à tomada de medidas preventivas para proteger os residentes dos vales alpinos, já que estes poderão enfrentar riscos acrescidos de cheias perigosas.

Em Portugal a situação não está longe de ser preocupante. Um ano depois de divulgados os resultados da última parte do projecto SIAM, que traçou cenários sobre a evolução do clima no nosso país até 2100, não são visíveis os esforços para medidas de adaptação que contrariem as tendências para a desertificação do território.

O Sul do país, será particularmente afectado no que toca ao aumento da temperatura e à disponibilidade de água. O JN avançou ainda que, de acordo com Luís Ribeiro, especialista na área, até 2050, o Sul do país tenha entre 30 a 40% menos água superficial. Em 2100, o Algarve verá reduzido em 80% o escoamento anual médio.

De acordo com as previsões, os próximos anos serão de aumento da temperatura (que ocorre a nível global, mas se fará sentir mais numa faixa Sul da Europa) bem como de redução da pluviosidade.

O futuro adivinha-se pouco prometedor, sinal da chegada do fim dos tempos?

3 comentários:

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris disse...

"O aquecimento global talvez seja neste momento o tema mais consensual do mundo, quase tão consensual como a idéia de que George Bush é um péssimo presidente", citando Domingos Amaral. Ora nem mais...!

Quando será que o mundo vai abrir os olhos?

Mariana disse...

Este é um tema muito importante mas que se desvaloriza frequentemente pela agenda política porque "ainda não vai ser para o nosso tempo" (muito menos para o tempo que determinado partido ou presidente está no poder até às próximas eleições)...Para mais, o recente documentário que esteve no cinema "Inconvenient Truth", de Al Gore. E pensar que os EUA têm 4% da população mundial e são responsáveis por quase 25% das emissões mundiais de dióxido de carbono...