terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Número um



Ao contrário do que tem acontecido no futebol, em que temos sido os primeiros dos últimos, do género segundo ou quarto, nos grandes campeonatos em que participamos, no atletismo Portugal tem-se saído bastante melhor, como aliás não é novidade. Não fosse esta a modalidade em que os Portugueses são melhores...desde sempre!
Desta feita, Portugal tem mais um motivo de orgulho. Francis Obikwelu foi eleito Atleta Europeu do Ano de 2006, anunciou hoje a Associação Europeia de Atletismo.

O atleta de origem nigeriana, em Portugal há mais de 10 anos, conquistou o feito após um ano em que ganhou 16 corridas de 100 metros e seis de 200 e se sagrou campeão europeu em ambas as distâncias.

Um prémio merecido para um atleta de grande talento, que demonstrou que os grandes campeões também podem ser humildes.

Francis, cuja simpatia é conhecida do público, e com a qual nos tem cativado, tem este ano novo desafio nos Campeonatos do Mundo de Atletismo que terão lugar em Osaka, no próximo mês de Agosto.

1 comentário:

Daniela Rodrigues disse...

A remodelação dos estádios que o Euro 2004 acarretou trouxe de facto algumas consequências penosas para o Atletismo Português.

Se por um lado, uma nova pista, diria quase um novo estádio nacional para eventos de atletismo, por outro lado, algumas pistas desapareceram, como foi o caso da pista do antigo estádio de Alvalade.

Decisões deste tipo não se compreendem, se tivermos em conta que o atletismo é a modalidade que mais vitórias tem dado ao Sporting.
Não admira que o Francis tenha ido viver e treinar para Espanha, quando percebeu que as condições aqui estão longe do melhor.

Não concordo com a construção de uma pista exclusiva do Sporting, a menos que seja no estádio Alvalade XXI, aliás essa era a obrogação do clube, uma forma de homenagear o Sr. Atletismo que é Prof. Moniz Pereira que é, sem dúvida, um exemplo para todos nós.