segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Autarquicas 2009


Um breve nota para as eleições de ontem...

Matosinhos
Na minha cidade, Guilherme Pinto segura a Câmara e derrota o "dinossauro" Narciso, que esteve 26 anos à frente dos destinos da autarquia. Era-me indiferente que ganhasse um ou outro, mas bem vistas as coisas, Pinto merece a vitória, tem feito um bom trabalho e aprovou (himself) a licença de habitabilidade da minha casa, portanto, gosto!

Porto
Rui Rio voltou a afirmar-se na segunda maior cidade do país. Destesto...não vejo obra no Porto que mereça tamanha devoção no voto, no entanto, como já dizia Fátima Felgueiras, em democracia é mesmo assim!

Entretanto, um grupo de jovens, com bandeiras do PSD, desfilaram em frente à sede de campanha de Elisa Ferreira em tom provocatório onde estavam apoiantes da socialista. Inevitavelmente seguiu-se aquela troca de insultos sempre simpática. Afinal não são só os adeptos do FCP os arruaceiros! Ao que parece começa a florescer uma cultura provocatória encabeçada pelo elegante Rui Rio. Fica-nos bem!

Quanto ao mandato que se avizinha, prevejo uma tempestade com a demolição do bairro do Aleixo, uma solução que está longe de ser acertada. Além disso, Rio pode muito bem ausentar-se dos destinos do município já em Maio, para ir assumir a liderança do PSD. Em qualquer dos casos, e graças à nova lei de limitação de mandatos, felizmente só o teremos por cá...no máximo por mais quatro anos!

Vila Nova de Gaia
Alvíssaras ao homem que fez de Gaia a cidade que é hoje. Tem mérito este senhor! Já vencedor, lançou um discurso hipercrítico face à líder social-democrata, tem razão, a mulher devia estar num museu!

Lisboa
Santana perdeu, por isso estou obviamente satisfeita. António Costa conquistou maioria absoluta na capital com 44 % dos votos aquele que é um resultado histórico para o PS na cidade de Lisboa. De salientar que a vitória foi sofrida porque às 23 horas apenas 3 mil votos separavam os dois candidatos, numa altura em que ainda estavam por apurar mais de 20 frequesias.

Felgueiras
Lá foi a Fátima...o resultado é uma surpresa total face às sondagens, no entanto, não deixa de ser esperado. O que não se compreende é que tenha surgido tão tarde. Agora que o Tribunal de Felgueiras absolveu a presidente da câmara de todos os crimes no processo relacionado com o alegado financiamento ilegal do FC Felgueiras, porque é que perdeu as eleições? Recorde-se que em 2005, após fuga à justiça, Fátima Felgueiras venceu as autárquicas e manteve o poder, por larga margem. Conclusão: Só era boa enquanto se pensava que era corrupta??? Incompreensível...

Oeiras e Gondomar
Sobre ele pesa a condenação em tribunal por crimes de abuso de poder, corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais e, enquanto se aguarda o desfecho do recurso, Isaltino avança para mais um mandato (o último) à frente da Câmara de Oeiras. Será que chega a 2013?
Quanto a Valentim Loureiro renovou o mandato na Câmara de Gondomar, mas perdeu a maioria absoluta. Um sinal de que os ventos podem estar a mudar?

PSD
Venceu mas sai perdedor, isto porque embora continue a ser o maior partido em termos autárquicos, perdeu nada mais nada menos do que 19 câmaras municipais e perdeu muitos votos em relação a 2005. Os laranjas saem derrotados da noite de ontem, um resultado que deve ser encarado também como uma derrota pessoal de Manuela Ferreira Leite.
Notas positivas para a renovação das maiorias no Porto e em Sintra, a conquista de Felgueiras, a vitória em Faro (por apenas 130 votos), e o resultado e Santana em Lisboa, que apesar de tudo fez António Costa tremer. No entanto, bem feitas as contas, o PSD sai destas eleições mais fragilizado do que entrou. Rui Rio, Luís Filipe Menezes ou Pedro Passos Coelhos reunem agora todas as condições para se apresentarem como alternativas no comando social democrata.

PS
Embora atrás do PSD em número de Câmaras, o
PS conseguiu o melhor resultado de sempre da sua história em eleições autárquicas, ao alcançar um recorde no número de câmaras conquistadas (131, mais 22 do que em 2005, o anterior recorde estava fixado em 127 câmaras). O PS foi ainda o partido mais votado. Um ciclo eleitoral que começou da pior forma para os socialistas, com a derrota nas eleições europeias, mas que terminou bem e, de certo modo, de forma inesperada.
José Sócrates foi o grande vencedor da noite, uma recompensa pela forma activa com que se entregou ao combate autárquico.

BE e CDS

O Bloco de Esquerda e o CDS saíram claramente derrotados nestas eleições. Cada um destes partidos manteve a única câmara que liderava (Salvaterra de Magos para o Bloco e Ponte de Lima para o CDS), mas mostrou-se incapaz de rentabilizar os resultados das eleições legislativas. Eu gostei, quanto mais não seja pela falta de humildade e pela arrogância com que nos têm brindado...

CDU
Apesar de se manterem como 3ª força política a nível autárquico os comunistas perderam 4 câmaras municipais (as mais emblemáticas foram Marinha Grande e Beja). O partido Comunista parece ter parado no tempo...

Um nota final para o regresso do assassínio político em pleno século XXI...uma vergonha!

Sem comentários: