domingo, 19 de novembro de 2006

Lição do Dia

E foi assim que a encontrei...sempre serena e acolhedora. Passam-se os anos e a Nazaré parece sempre a mesma, as caras envelhecem para logo nascerem outras iguais ou semelhantes, com o mesmo dialecto quase indecifrável que, na maioria das vezes, me faz sentir uma estrangeira.

Parece que é hábito, cada vez que venho à Praia (para as mais desatentas, Praia é o nome que se dá à Nazaré, nomeadamente pelos Nazarenos, por ser a praia mais típica de Portugal). Mas dizia eu que cada vez que venho à Praia, o meu Porto joga...e então lá dou eu comigo a comer um arroz de marisco, enquanto penso no jogo do Dragão. Eis que alguém, (um mouro, pois claro!) grita GOLOOOO...começo a sentir aquela vontade de me levantar da mesa, mas contenho-me e concentro-me em fingir que o empate em nada me afectou. Faltavam 12 minutos para o fim da primeira parte...como é que aqueles camelos se deixam empatar com a Académica?!

Apesar disso, invariavelmente encurrada num "covil" de lampiões, enquanto ouvia a alegria deles, fui pensando na máxima que me tem acompanhado ao longo de 22 anos de existência : A VINGANÇA SERVE-SE FRIA!
Peguei no telemovel e liguei para casa, onde estava o meu fiel companheiro de tantas alegrias. "Pai, põe o pato em cima da tv e vais ver que dentro de 2 minutos o Porto marca".

Para as que não têm conhecimento, eu tenho um patinho do FCP que não mede mais do que 5 centímetros e que nos tem salvo em muitos momentos de aflição. A verdade é que, em em 80% das vezes o Porto marca depois de pormos o pato em cima da televisão, hehe.

E assim foi, minutos depois, um silêncio de morte...enquanto ouço o comentador gritar golo na tv...nem olho, tinha a certeza que venceríamos!

Mas o melhor estava guardado para a sobremesa...não é que a mouraria achava que se ia safar contra o Braga? Eu tinha a secreta esperança que não, e até fui a Alcobaça, à Mostra de Doces Conventuais. Depois de umas ginjinhas e uns docinhos maravilhosos (para a semana pão e água, claro!), lá nos decidimos a regressar.

A sorte foi que viemos com sacos recheados de doçaria conventual para adoçar a boca aos lampiões que ficaram em casa. Cada um comeu três bolinhos, um por cada golo sofrido...e já aprenderam que para a próxima mais vale ficar caladinho, porque quem ri por último ri melhor...hehehehe


Amigas, adorei o que vocês escreveram...;)
Um beijoooo a todas e bom Domingo

1 comentário:

PC disse...

Mais uma ida à Nazaré, muito bem. Eu fiquei por casa e pelos vistos nem com uma ida ao cinema me vou brindar neste fim-de-semana chuvoso.
Bem, cara amiga, muito bem, rico pato... Foi pena nao teres dito isso ao Papa a ultima vez que te fotografei com ele! Ele agradecer-te-ia.
Então e Alcobaça, estava no sítio? Adoro doces conventuais mas não tive o privilégio de ter um namorado que me levasse lá por isso acho que me vou vingar a fazer uma Baba da Camelo para comer neste fim de tarde de Domingo...São servidas?