sábado, 26 de setembro de 2009

Mas qual geração dos 1000 euros?

Ultimamente tenho andado particularmente pensativa e preocupada para o rumo que estamos a levar... Hoje, na minha busca diária pelos sites de emprego deparei-me com um anúncio que pedia um pedreiro...para trabalhar das 8h às 17h, contrato de trabalho e, atenção: até nem precisava de saber ler nem escrever!! Isto, para ganhar 700€..ou seja, árduo trabalho físico, é verdade, mas mesmo sem estudos ganhará mais do que milhares de licenciados!! E mais, terá direito a um contrato de trabalho, não fica sujeito aos malditos recibos verdes como a maioria de nós, jovens licenciados. Não é perfeito nem de remuneração idealmente digna porque para um pai de família certamente não chega, mas fez-me pensar.
E por falar em pai de família lembrei-me do meu...do meu e de outros pais da geração do meu pai...altura em que poucos eram os jovens licenciados mas o certo é que foram subindo na carreira e quando eu já era crescida bem me lembro que o meu pai, mesmo sem curso superior, ganhava umas centenas de contos... Agora dou por mim a pensar que se o meu pai não fosse meu pai e tivesse tirado agora o curso técnico de desenhador ganharia o quê? 500€ ou 600€?... E mesmo daqui a 30 anos nunca teria a qualidade de vida que proporcionou à sua família...
Por isso, há uns anos, o meu pai (a título de exemplo), como desenhador, esteve bem melhor do que nos dias de hoje qualquer arquitecto que saia da faculdade, que nem 1000 euros ganha! - Sim, e não entendo porque raio alguém nos chamou a geração dos mil euros se grande parte dos recém-licenciados nem isso ganha!
Por tudo isto e muito mais, tenho a dizer que estou revoltada com a época em que nasci e extremamente frustrada com o que ganho!
E já agora, se alguém tiver uma oferta para mim que me faça pertencer à geração dos mil euros, eu aceito o rótulo!

3 comentários:

Daniela Rodrigues disse...

Eu também não me importava nada de fazer parte dessa geração!

De facto, o mais frustrante na minha opinião, nem é tanto os salários baixos, mas antes as escassas perspectivas de progressão na carreira.

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris disse...

Bem, "geração dos mil euros"? Só se for porque basicamente isso é o objectivo com que a maioria dos licenciados se contenta... ganhar mil euros já é um luxo hoje em dia. Um gestor de uma grande empresa, advogados de grande responsabilidade, jornalistas experientes... Poucos podem ambicionar mais do que isso nos dias de hoje. Bem, é como dizes PC, como os tempos mudaram....! O meu pai como bancário sustentou uma família de 5 pessoas todos estes anos mas aposto que nós para fazermos o mesmo, com a mesma qualidade de vida, vamos ter que nos desdobrar no trabalho... E se calhar nem lá chegaremos. Sem dúvida que desmotiva...