sexta-feira, 9 de março de 2007

Porque somos mulheres...

Antes demais peço desculpa, este post devia ter sido escrito ontem mas foi-me totalmente impossível. Eu ainda estou no rescaldo por isso aqui fica na mesma.

Ontem foi Dia Internacional da Mulher. E para o bem ou para o mal, este dia não nos passa em branco. Quer se goste destas convenções ou nao, este é o dia que nos faz recordar o que ja conseguimos nesta sociedade "masculinizada" e o que ainda temos para conquistar!

Vale a pena recordar que...

"A ideia da existência de um Dia Internacional da Mulher foi inicialmente proposta durante o processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. A 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, dezenas de mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil protestaram pelas as más condições de trabalho e reduzidos salários. As protestantes foram trancadas no interior da fábrica pelos patrões e pela polícia. Estes mesmos atearam fogo no prédio. 129 trabalhadoras morreram carbonizadas.

Nos anos seguintes muitos outros protestos se seguiram. A 8 de Março de 1908, 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto.

Em 1910 o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

O feriado acabaria a sua vertente política e tornar-se-ia numa ocasião em que os homens manifestavam a sua simpatia ou amor pelas mulheres da sua vida - um tanto semelhante a uma mistura dos feriados ocidentais Dia das Mães e Dia dos Namorados - oferecendo-lhes prendas e flores.

O dia é feriado oficial na Rússia (bem como na Bielorrússia, Macedônia, Moldávia e Ucrânia).

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher."

Se durante o ano inteiro eles nao se lembram que somos especiais, pelo menos ontem espero que se tenham apercebido.

6 comentários:

Anónimo disse...

Viva as mulheres!
Não só ontem, como hoje e sempre as mulheres estão na minha mente!
Até rimou!:)

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris disse...

Eu posso dizer com alguma pena que nenhum homem me desejou um feliz dia da mulher... E que, por acaso, até tive um dia difícil...
Bem, valem todos os outros dias do ano, em que me sinto tão mulher e tão especial como nesse. Mas de facto, acho que é um dia merecido e que não devia passar em branco...

Daniela Rodrigues disse...

Foi o melhor dia da mulher que vivi!

Um bem haja a todas as muheres do mundo, e já agora, também a todos os homens, porque sem eles nunca saberíamos o bom que é sentir-mo-nos especiais.

Diana Silva disse...

Como resumiste e bem, é um dia que simboliza as longas batalhas travadas e as que ainda estão para vir.

Sou a favor da igualdade entre sexos, ou pelo menos tento não cair em feminismos exagerados, mas há que reconhecer que desde sempre os homens comandaram a sociedade e pouco ou nada tiveram que lutar por um qualquer "privilégio", como por exemplo o simples direito ao voto.

Pelo menos em nome de todas essas mulheres que se recusaram ao conformismo, este dia é mais do que merecido!

P.S. CF, podem não te ter dito, mas de certeza que não faltam por aí homens a acreditar convictamente que és, de facto, especial. Até porque contra factos, não há argumentos. :)

Cris disse...

Obrigadaaaaa DS :)