terça-feira, 13 de março de 2007

19 de Março de 2012

No âmbito da cadeira de Comunicação e Novas Tecnologias do IPAM, tivemos que escrever uma composição(!), em jeito de diário, em que imaginavámos como seria a nossa vida no dia 19 de Março de 2012 e de que forma as novas tecnologias poderiam influenciar o nosso dia-a-dia..Achei engraçado partilhar convosco...

"7h30. Começou. A casa ganha vida e eu nem sequer consigo abrir os olhos. A música toca, as persianas abrem, o “Wakeme” chama o meu nome e pede-me incessantemente para acordar. Não lhe ligo nenhuma. Um quadrado de 10x10 a mandar-me levantar! Que ousadia...Viro para o lado, mas ele não desiste. Começa a enumerar a lista de tarefas para hoje...Já sei que tenho muito trabalho, escusas de me fazer lembrar. Deixa-me dormir! Não se cala. Meteorologia, principais notícias, blah, blah blah...quem me dera desligá-lo, mas programei-o para não se desligar até fechar a porta. Se arrependimento matasse...Desisto. Levanto-me. Homem – 0 Máquina – 1.

Ainda ensonada deixo os recados para o Ricardo no Housepc. Não o quero acordar. Assim não me escapa, seja no ecrã do quarto, da casa de banho ou da cozinha, em algum lado há-de ler e a insistência há-de prevalecer. Hoje tem que fazer a cama antes de sair. Ao mesmo tempo que escrevo no ecrã, vejo que hoje o Simão tem futebol e o Ricardo vai ao ginásio. Não me posso esquecer que hoje calha a mim. O melhor é programar na “Grilo Falante”... ela lembra-se!


Ligo o carro e escolho “escritório”. O caminho é longo e posso preparar o dia. Ligo a “Grilo Falante” e pergunto as tarefas do dia. Hoje é o dia da apresentação do novo produto em que estou a trabalhar. Ainda bem que já não tenho que conduzir. Ainda há um ano atrás desperdiçava estes minutos preciosos ao volante. Graças a deus que inventaram a condução automática. Não percebo como ainda há quem não se importe de conduzir. Velhos do Restelo. Para mim está óptimo. Mas agora tenho mesmo que me concentrar no trabalho. Hoje o dia é longo.


Chego ao emprego. No Displax acedo rapidamente aos principais assuntos do dia e às notícias mais importantes. Nesta área temos que estar em cima do acontecimento, mas não tenho tempo para jornais e Tv. Até simpatizo com as lutas incessantes de sobrevivência e confesso que gosto. Mas não tenho tempo. Agora ninguém tem tempo para nada, na verdade...às vezes apetecia-me voltar ao tempo em que mandar uma mensagem do telemóvel era “ser tecnológico”. (Riso) Velhos tempos...A minha mãe nem sequer telemóvel teve. Quando digo isso ao Simão, ele pergunta-me: o que é um telemóvel? Parecem séculos e nem passaram 3 anos desde que finalmente venceram os pocketpcs.


13h15. Combinei com o Ricardo almoçar à 13h30. É melhor despachar-me. Detesto almoçar sozinha. Desço e ligo o portátil. “Olá, que tal Paris?”


15h. A hora tão esperada. Cala-te Grilo. Já sei que tenho a apresentação. Ando a trabalhar nisto há semanas. Só espero que o holograma não falhe. Ainda pouco se usa, mas aqui na empresa adoptou-se este método e toda a gente treme com medo das falhas. Corre tudo bem.Uff. Desta vez não falhou. No fundo, sou eu que ainda sou uma céptica, mas tenho que acreditar mais. Em mim e na tecnologia. Já quase nada falha, mas ainda sou da velha guarda e gato escaldado...


Fim do dia. Finalmente. A Grilo lembra-me que tenho que ir buscar o Simão. A voz é mesmo parecida com a da minha mãe. Se calhar foi por isso que a escolhi. Programo “Futebol do Simão” no carro e adormeço. Não devia, mas não resisto e afinal tenho que deixar de ser céptica de vez.


Chegamos a casa. Jantámos. O Simão pede para lhe ler uma história antes de dormir. Escolhe a velhinha Branca de Neve, que trouxe de casa da minha mãe. Há coisas que nunca mudam..."

5 comentários:

Daniela Rodrigues disse...

Eu se fosse tua profe dava-te boa nota. O texto está muito engraçado. Gostei muito da visão futurista. é bom saber o que nos espera...

Mas diz-me lá uma coisa... Num dia tão comprido não tiveste nem 5 minutos para telefonar ao teu pai e agradecer-lhe por te ter dado o ser???

Há coisas que nunca mundam...e o dia do pai vai continuar a existir em 2012 :)

Talvez tenhas que lembrar o grilo falante da próxima vez...e aproveita para comprar uma lembrancinha para o Simão dar ao Ricardo :)

Já agora...espero que tenhas uma menina...para não ter esse nome :)

EA disse...

lololol..nem me tinha lembrado que era dia do pai!
obrigado pelo comentário...;)

Cris disse...

O trabalho está muito interessante, parabéns!

Mas quanto ao nome do puto...lolol O Ricardo levou a melhor foi Dite? Ou não será o nome Simão uma referência futebolística? eheh

Diana Silva disse...

Isso é que é ter uma visão do futuro! :) Só tenho pena que no meio de uma vida tão luxuosa o Simão não tenha um irmão! Lol.

Está muito engraçado, sobretudo o curso natural que segue o texto. Pensaste em quase todos os pormenores (e tens um óptimo emprego!). Está mm bom e criativo! E sem palavras comidas! :)

Anónimo disse...

Muito bom! Gostei muito deste teu trabalho!