segunda-feira, 26 de março de 2007

É o povo (,) estúpido!

Hoje estou perplexa e envergonhada. António de Oliveira Salazar foi a personalidade mais votada no programa "Os Grandes Portugueses". O líder do Estado Novo foi o escolhido com 41% dos votos, superando Álvaro Cunhal, que ficou na segunda posição com 19% dos votos e Aristides de Sousa Mendes, o terceiro classificado, com 13% dos votos do público. Do público! Uma ofensa, se me permitem!
Já me tentei questionar o que poderá isto querer dizer mas nada me ocorre. Será ignorância da História? Nostalgia de um tempo de opressão? Uma forma de demonstrar revolta pela situação actual do país? Não entendo nem sei se quero.

É irónico um homem ter sido votado por um programa que, se a política dele se mantivesse, nem sequer existiria!
Não deixa também de ser curioso como se encontram "no pódio" personalidades que defenderam políticas e ideologias tão diferentes. Quer sejam da minha cor política ou não, sei bem ver que um lutou pela liberdade, outro roubou-a.
Hoje, Oliveira Salazar é o "Grande Português", mas só para os estúpidos que nele votaram. Mas eu não posso deixar de me sentir envergonhada pelas mentalidades do país onde nasci, felizmente já em liberdade, graças ao 25 de Abril.


PS: Este post não ter foto não foi puro esquecimento.

7 comentários:

Cris disse...

Sinceramente, resultado previsível. O que não quer dizer que faça sentido. Continuo sem perceber esta gente. Enfim, o grande português de todos os tempos é um ditador, uma pessoa que oprimiu o povo, que lhes impôs uma política e uma religião, que lhes controlou tudo. Se é um homem destes que querem homenagear... Só tenho a dizer ainda bem que não votei e não contribui para isto. E não o fiz porque não confiro qualquer credibilidade a esta votação. Quero acreditar que, como eu, muitos portugueses não votaram e que, apesar de Salazar conseguir mais 20% dos votos em relação ao 2º classificado (Álvaro Cunhal), que este resultado não exprime a ideologia de um país.

Anónimo disse...

Eu também postei sobre o assunto e acho que é uma verdadeira palhaçada.
Não sei o que é que as pessoas que assistiram e votaram nesse programa tem na cabeça, enfim.:(
Abraço

Daniela Rodrigues disse...

Antes de mais gostava de dizer que este resultado não me espanta minimamente.
Não sei se já mencionei este e outros episódios aqui no blog, mas se não, faço-o agora.

Sempre assumi a minha ideologia e nunca escondi a minha admiração por Álvaro Cunhal, que presidiu reuniões secretas do partido, na cave da casa do meu bisavô em Fafe.
Não obstante essa admiração, que também partilho em dobro por um homem chamado Ernesto Guevara, não concordo que Cunhal mercesse a vitória, mas antes um D. Afonso Henriques, por exemplo.

Quanto a essa criatura que se diz o Maior Português de todos os tempos, perdoem, mas não sou capaz de escrever o nome...é mau demais.
Dizia eu, essa criatura, que só gostava de ver os homens a acartar fardos de palha e as mulheres em casa a parir filhos, foi o grande responsável por hoje sermos um povo atrasado, retrógada e vergonhosamente burro.

Eu até tenho em casa, e calculo que todos vocês também, um utensílio para rapar que herdou precisamente o nome da criatura…deve ser por ele ter sido boa pessoa!

A minha avó tem hoje 74 anos, e era a mais velha de 8 irmãos. Começou a trabalhar aos 9 para sustentar uma família muito pobre onde só o pai trabalhava. Nunca aprendeu a ler.

Foram os dois presos, espancados, por causa de meia dúzia de papéis anti-regime, encontrados sem intenção no meio da rua. Nem sabiam ler...

General Sem Medo…alguém se lembra? Alguém conhece esta alcunha, cambada de estúpidos??? Alguém se lembra que foi assassinado pela PIDE, queimado com ácido sulfúrico a mando desse calhorda…A memória curta não é?

Tantos anos de luta pela liberdade, tanta gente sofreu para hoje vivermos em democracia…é nestas alturas que sinto vergonha, muita vergonha de ser Portuguesa!

Daniela Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniela Rodrigues disse...

Ah, só mais uma questão...

Como pode uma sondagem da marktest publicada há dois dias, que assegura a vitória de D. Afonso Henriques e chuta o rapa para 4º lugar, estar tão desfasada da votação que ontem ficamos a conhecer?

Diana Silva disse...

Quando vi a cara da Maria Elisa e o que ela disse antes de anunciar o vencedor, os meus medos confirmaram-se. É apenas um concurso, é verdade, mas por favor, só neste pobre e vergonhoso país.

Se isto foi ou não um voto de protesto, não sei. Mas que foi ignorância e um enorme sinal de desrespeito por quem lutou pelo nosso mais precioso valor da liberdade, não restam dúvidas.

Quem contribuiu para estes 41% devia ser extraditado para um dos países onde ainda se vive a opressão, tal parece ser o saudosismo.

Não tenho mesmo palavras, é, como diz o Bernardo, uma grande palhaçada.

P.S. DR, quanto à questão do desfasamento entre a sondagem e os resultados, ela explicou que a sondagem se referia apenas à semana passada, enquanto os resultados foram apurados desde Outubro.

Anónimo disse...

Depois de ler todos os Vossos posts cheguei á triste conclusão que Voces ainda nao se aperceberam, com certeza,que o nivel de vida desses 41% de votantes nao mudou muito desde o tempo da ditadura até agora.Com uma diferença , e que nesses tempos so era preciso dinheiro para comer e pouco mais e hoje em dia ate para se respirar e preciso gastar algum.Viva a democracia (para alguns), para os outros e igual ao litro.