terça-feira, 13 de março de 2007

Não há bela sem senão

Sempre fui adepta de procurar conhecer e investigar os assuntos antes de me pronunciar criticamente sobre os mesmos. Mas desta vez, confesso, esta minha opinião é expressa a partir de uns escassos minutos de observação, embora me tenham parecido uns minutos muito esclarecedores. Refiro-me aqui à nova sensação da nossa TVI, que tão frequentemente vai recolher estes modelos de programas ao estrangeiro que apelam às mais degradantes características humanas.


"A Bela e o Mestre" encerra em si um paradoxo: por um lado, reacende e espelha um conjunto de estereótipos que não têm qualquer sentido; mas por outro, todas as personagens são exemplos evidentes desses estereótipos sem sentido. Aqueles homens são mesmo aparentemente inteligentes e muito cromos. Ou muito bons actores. Aquelas mulheres são efectivamente bonitas e com uma inteligência que deixa muito a desejar. Ou actrizes a caminho de Hollywood.


Os poucos minutos em que vi o aclamado programa foram suficientes para me deixar abismada. Nesses breves instantes observei vários fenómenos, como um homem com uma postura de tarado ansioso por ver a "sua bela" despir-se para seu deleite, um outro bastante atadinho que nem um sofá cama sabia montar, ou uma loira qualquer (um duplo preconceito) que no final da sua lição aprendeu que o maior continente do mundo eram os Estados Unidos...


Fiquei ligeiramente mais chocada ao saber que o Ashton Kutcher é um dos produtores deste "reality show". Eu até tinha o homem em boa conta, achava-lhe piada e tal, mas parece que ninguém está livre do poder da ganância. Questiono-me se o rapaz não terá sofrido o estereótipo na pele... Brincadeirinha.


Fora de contexto, o programa parece dizer que: mulheres bonitas e atraentes são burras; homens inteligentes são cromos e não se conseguem relacionar com o comum dos mortais, sobretudo do sexo oposto; homens inteligentes sonham com mulheres burras que possam domesticar; mulheres bonitas sonham com cromos inteligentes porque lhes podem ensinar alguma coisa; e, por fim, os homens conseguem chegar longe por mérito próprio, enquanto as mulheres conseguem-no através dos seus atributos físicos e capacidade de sedução.


Não digo que tudo isto não aconteça (porque estaria a mentir), mas só queria perceber qual é o sentido de tudo isto... Tenho dado voltas e voltas à cabeça e realmente não consigo perceber... Se calhar devia pensar em atingir os 86-60-86 (ou talvez 96-80-86) e inscrever-me para o programa, já que a inteligência me parece estar a falhar... :P

10 comentários:

Anónimo disse...

Não sei que tipo de programa é e que objectivo tem. Mas pelo que descreveste deve ser uma porcaria de todo o tamanho. Mas há quem goste de tudo, não é? E com certeza deve ter audiências bestiais. Enfim...

Cris disse...

DS, o teu texto é pertinente e abri hoje o blog a pensar exactamente em escrever sobre o mesmo assunto.

E começo por dizer que o programa é deprimente. E não só. É preconceituoso, é completamente descabído, ridículo e qualquer outro adjectivo semelhante se aplica aqui. É inacreditável como fazem um programa que promove a mulher bonita e burra, o homem inteligente e palerma. É que realmente não se percebe o que vão premiar... O casal em que a mulher é a mais oca e o homem o mais cromo? Enfim, acho que o Big Brother era mau, mas ao menos não pré estabelecia estes esterótipos que, verdade seja dita, estão muito bem representados.

E falando em representar, grande parte disto é sem dúvida uma acto teatral. Porque inteligência é mais díficil de representar. Mas burrice de facto não é assim tão complicado. Eu vi 2 ou 3 minutos do 1º programa e uma das concorrentes, que tinha como tarefa identificar uma pessoa numa fotografia, olhava pasma para a mesma enquanto debitava palpites. E pessoa da foto era Fidel Castro. E a concorrente dizia que não sabia quem era. Pelo amor de Santo DEUS!!!!! Uma pessoa com 20 e tais anos que veja o mínimo indispensável de tv sabe quem é o Fidel Castro. Não me venham cá com histórias. Estas mulheres são burras sobretudo porque se sujeitam a este programa, mas isto no fundo é um fingimento pegado! Só isto e aquelas tretas do João Kleber e afins. É tudo mentira e tudo filmes para o povinho comer.

É triste, muito triste. E depois de ter perdido o tempo que perdi a ver o programa, (cm diz a DS e concordo, para falar de uma coisa tenho que saber do que falo), não perco nem mais um segundo a ver programas de tão baixo nível. Infelizmente há quem não pense assim. Bernardo Moura, acertou. Na 2ª feira, a estreia do programa atingiu o 4º lugar e
33% de share.

Ah, um pequena cusquice. Cada uma destas personagens ganha 900€ por cada semana que ficar dentro da casa. Pois, são burras são...

Daniela Rodrigues disse...

Não quero pronunciar-me demasiado sobre este tema porque sou suspeita.

Detesto a TVI, para mim é um canal que simplesmente não existe, nem os Morangos eu vejo...sou completamente céptica em relação à estação e aos métodos que utilizam. Não olham a meios para atingir os fins...

Confesso que não vi o programa, nem sabia que existia até hoje. Não me espanta, é mais uma anormalidade do Moniz que tem sido um dos grandes responsáveis pela progressiva, crescente e preocupante estupidificação dos Portugueses.

Decadente...

EA disse...

bem, tema pertinente sem dúvida, mas que podemos estender a toda a programação nacional e um bocadinho a toda a sociedade portuguesa. Desde que o Big Brother colou, surgem mil e um "reality shows" para prender o zé povinho e ganhar uns pontinhos de share a toda a custa...Acho que, felizmente, este sistema já começa a consar e os últimos quase não tiveram audiência, mas parece que isso não os faz abrandar, só os motiva a procurar o Santo Graal das audiências, um Big Brother, um Zé Maria.E nós lá servimos de cobaias..Eu não assisti a esse programa ainda, mas já percebi o conceito e resta-me reiterar tudo aquilo que voces disseram...
Mas ainda se se ficassem apenas pelos reality shows...Mas não!Ainda ontem assisti a mais uma facada no que resta do jornalismo português...onde?fácil: TVI. Programa: Telejornal. Tema de elevado valor-notícia: estreia da nova novela da TVI Ilha dos Amores. Deve ser um tema bem interessante e de elevada importância pública, porque mereceu um directo de sei la..15 minutos, ou assim...de entrevistas a quem?José Eduardo Moniz...
Poupem-nos!!

Diana Silva disse...

Se algumas dúvidas restavam, ontem ao mudar de canal percebi que isto tem que ser mesmo muito teatro. Quer dizer, ninguém pode ser assim tão ignorante! Um dos "mestres" explicava à sua "bela" por que é que a crença de que a Terra era plana era um absurdo! (qualquer coisa como: "se a terra fosse plana, a água das pontas caía para baixo") LOl. Será possível!

Confesso que ando furiosa com a TVI pelo desrespeito que têm pelos espectadores. Sou fã da série Nip Tuck e há semanas que não apanho porque eles estão sempre a mudar o dia e não se pode confiar na informação do teletexto ou do próprio site.

Isto de facto não há direito... E andam aquelas pessoas a ganhar mais por semana do que um português ganha por mês. Só um aparte, nos EUA este programa já vai na 4ª Edição...

EA disse...

acabo de ter uma experiência de terceiro grau..este programa ´´e a maior parvoice da história...vi um segundo e bastou..."qual é a capital de tóquio?to..to... resp: toputo..." isto é a maior fantochada..quem não sabe isso?e o pior é que pareceia uma prova para a rapariga, ou seja, é mesmo humilhação pública...eu ja detestava a tvi, mas ta a bater no fundo...

Diana Silva disse...

Dite, não querias dizer a capital do Japão?...
Eu realmente acreditava que era teatro, mas disseram-me que pediram a algumas modelos (mais insistências nos estereótipos) que identificassem as mesmas fotografias e também elas não souberam respodender (pelo menos as que mostraram)...

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris disse...

Hoje li no DN que a CGTP pediu à Entidade Reguladora para a Comunicação Social para suspenderem o programa "A Bela e o Mestre". Argumentaram que o programa viola o princípio da igualdade dos sexos consagrados na Consituição Portuguesa. Enfim, isso é claro como àgua e, cá para mim, nem sequer está aberto a discussão. Mas claro que a TVI se veio defender dizendo que não pretendia "magoar ninguém". Mas que argumento é esse?