quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

1ª resolução de Ano Novo

Cá na SIC temos seguido a história da Carmen. Tem 4 anos e foi diagnosticada com leucemia mieloblástica aguda. Ontem, enquanto esperava na fila para fazer a doação de sangue, vi um cartaz com uma fotografia dela, muito sorridente e com um gorro na cabeça, a dizer: "Podes ser tu a salvar a minha vida".

Eu trabalhei de perto com doentes oncológicos, como sabem, e não posso deixar de me sentir cada vez mais sensível a estes temas. Por isso, segui o exemplo da Paula. Tive mais de 20 minutos à espera e reparei que a fila crescia a olhos vistos. É bom ver que os portugueses são cada vez mais solidários. Apesar da espera e da valente picada que deixou marcas, valeu a pena! Cumpri a minha 1ª resolução de 2010: ser dadora de medula óssea.

Certamente que também ninguém ficou indiferente às imagens que vimos ontem da destruição no Haiti. Prevê-se que podem ter morrido mais de 100 mil pessoas. Acho que nem se consegue ter noção de um número desses. Também há formas de ajudar, através da campanha ''Ajude o Haiti, agora!", iniciativa da Cruz Vermelha. Qualquer pessoa pode fazer donativos, por mais pequenos e simbólicos que sejam. Temos noticiadado e por isso garanto-vos que os seguintes dados são oficiais:

- donativos podem ser feitos nas caixas multibanco ou através do netbanco, na opção 'pagamento de serviços', marcando 20999 na entidade, e 999 999 999 na referência.

- pode ainda ser feito um depósito ou uma transferência bancária nas contas da Cruz Vermelha Portuguesa - Fundo de Emergência, disponíveis em nove instituições bancárias.

- através de um cheque ou vale postal endereçado ao mesmo fundo da Cruz Vermelha Portuguesa.

Por vezes, faz bem tirar uns minutos para vermos como somos umas priveligiadas!

">

3 comentários:

Daniela Rodrigues disse...

Cris obrigada pelo post, realmente, se todos nós contribuissemos com uma simples picada, ou uns míseros 5 euros, podiamos fazer a diferença.

PC disse...

Esta catástrofe no Haiti foi realmente triste e comoveu-me profundamente. Infelizmente não tenho muito dinheiro para dar por isso pergunto-vos, será que há mínimo para donativos através do Multibanco?
Confesso que também receio que o dinheiro não seja utilizado para esse fim pois ainda são algumas as histórias que se vai ouvindo aqui e ali sobre outros casos, mas prefiro ficar de bem com a minha consciência. Depois façam o que quiserem.
Desculpem mas é nestas alturas que me revolto e penso quão imperfeita é a Natureza! Porque raio acontecem coisas como estas? Se Deus existe porque deixa que tantas pessooas morram nestas circunstâncias?!?!?!

Quanto a ser dadora de medula óssea também já fiz a minha parte. Gostava mesmo muito de ser compatível com alguém! E é preciso pensar que não existe só a Carmen. Infelizmente muitas crianças e adultos sofrem com esta doença. Tentar ajudar não custa!

Fico contente que estivesse tanta fila como disseste, CF..é sinal que apesar de termos muitos defeitos, quando é preciso, os portugueses são solidários. Quanto a nós, missão cumprida!

Cris disse...

Ao ligar para o 706 206 206 também podem contribuir com 60 centimos + IVA para a Cruz Vermelha!