sexta-feira, 27 de abril de 2007

E depois do adeus


Embora atrasado, não podia deixar de escrever um post sobre o último feriado que comemorámos. Durante o dia 25 de Abril vi e li imensas notícias, reportagens e histórias sobre o acontecimento que mudou a história deste nosso país e fiquei chocada com o desrespeito da nossa geração e demais por todos os que lutaram pela liberdade que hoje gozamos e tanto apreciamos...

No fundo sei que este desrespeito é reflexo de uma ignorância em relação à história (factor para o qual também contribuo, confesso), talvez a mesma ignorância que elegeu Salazar como "O Grande Português" no polémico concurso. Mas até a ignorância tem limites e esses tornam-se óbvios quando as pessoas começam a dizer coisas como "foi um dia como os outros", "acho que não tem valor nenhum", "não é nada de especial"... E outras barbaridades que tal.

Tudo bem, ninguém pode exigir que se conheçam todos os detalhes da história da "Revolução dos Cravos", sobretudo se nem na escola nos souberam explicar, mas não é preciso ser grande conhecedor para se sentir pelo menos um pouco grato e reconhecido, ou pelo menos para encarar esses grandes defensores da liberdade com o mínimo de consideração.

Eu pelo menos aprecio muito a liberdade e não consigo imaginar pior tortura do que não poder decidir o que pensar, como agir, como falar... Não estamos bem agora, é um facto. Mas acho que estamos bem melhores, ou não?

1 comentário:

Anónimo disse...

Claro que sim. Se não estivessemos bem melhor acho que não estarias a escrever num blog, penso que a internet seria um luxo só para uso de grandes personalidades e estavamos completamente oprimidos e ignorantes.
Viva a liberadade!
Viva o 25 de Abril!
Beijo