quinta-feira, 29 de março de 2007

Antes morta...que gorda!



Apenas um terço das pessoas que sofrem de anorexia conseguem efectivamente superar o trauma e levar uma vida normal....10% acabam por morrer. Em alguns países os distúrbios alimentares atingem já cerca de 20% da população jovem feminina, como por exemplo no Brasil.

Os números são preocupantes já que os distúrbios alimentares começam a manifestar-se cada vez mais cedo. Em Portugal há já registo de casos em crianças com 7 anos de idade.

É no mundo da moda que encontramos o maior número de vítimas de anorexia e/ou bulimia, mas a morte recente de jovens manequins tem contribuído para a alteração gradual de alguns padrões de beleza.

A semana de moda de Madrid em Setembro passado foi o primeiro evento a impedir modelos demsiado magras de participar no desfile. A medida foi vista com bons olhos e o exemplo tem vindo a ser seguido noutros eventos.

Consciencializar é preciso. Os pais têm um papel fundamental no despiste e acompanhamento destas doenças que começam a manifestar-se cada vez mais cedo.

Quanto a nós, cidadãos do mundo, cabe-nos fomentar a ideia de que a magreza excessiva não é saudável...nem bonita!

1 comentário:

Anónimo disse...

É muito complicado ajudar pessoas que sofrem de anorexia e de bulimia.
Como o video mostra, as pessoas que padecem destas doenças vêem-se sempre de uma forma distorcida, acham que estão longe de ficar como querem, sempre.
Os corpos ficam horriveis, todo o sistema nervoso fica alterado, todo o funcionamento do organismo altera-se no caso das mulheres deixam de ter menstruação e muitos outros problemas hormonais.
É um problema mesmo muito sério e que tem que ser muito seguido pelos pais ou pessoas que amam a pessoa que sofre da doença.
A forma de prevenção é estar atento/a a determinadas atitudes e ao modo como vão existindo alterações na alimentação, no humor porque se se estiver de olhos abertos nota-se logo e podesse ajudar muito mais rapidamente.