sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

"A tua loja de drogas legais"

Nem mais! Chama-se "Cogumelo Mágico" e é a primeira loja de "drogas legais" a abrir em Portugal, mais precisamente em Aveiro. Foi inaugurada ontem e ao que parece suscitou muita curiosidade (porque será???).
Na parede ao fundo da loja pode-se ler em destaque "A tua loja de drogas legais"! Lá encontra-se desde erva sálvia pronta para fumar a kits para cultivo de cogumelos mágicos, cápsulas de produtos naturais (happy-caps), cactos que contêm mescalina e chá de erva ayahuasca, entre outros. Todos estes produtos contêm princípios alucinogénicos... mas "estão todos dentro da lei!", garante Carlos Marabuto, o dono do estabelecimento. Na loja também estão à venda cachimbos, mortalhas, vaporizadores, moedores para as ervas, balanças, livros e enciclopédias que ensinam a cultivar os produtos.

A ideia, como não podia deixar de ser, foi importada da Holanda. E veio para ficar. Carlos Marabuto diz que se tudo correr bem em terras aveirenses, expande o negócio para o resto do país. A loja é cuidadosamente designada por "smart shop" e distingue-se dos conhecidos "coffee shops" holandeses por vender a planta e não os produtos prontos a consumir e das "grow shops", porque estas comercializam apenas produtos para fazer o cultivo, mas não vendem mesmo as plantas. Já há três variantes, portanto!

A PSP e a PJ estão a acompanhar a situação mas a loja tem licença camarária e está aberta ao público. A única coisa proibida aqui é o comprador ter menos de 18 anos.

E cá está. Parece incrível, mas aparentemente é possível. Há-de ser mais uma lacuna na lei portuguesa... Se não é proíbido... então é porque é legal.
A mim sinceramente pouco me afecta. Certamente que não vou lá comprar nada e nem penso muito para além disso. Mas hoje é a primeira, e amanhã?
Se calhar muitos não julgavam ser possível, mas é efectivamente permitido abrir uma loja de drogas, sejam leves, legais ou como lhe queiram chamar, em Portugal. E aí está a prova!

7 comentários:

Cris disse...

E uma semana depois de ter aberto ao público, a Cogumelo Mágico "encerrou na terça-feira por ter esgotado todo o stock para venda", diz hoje o jornal Público. Incrível!

Diana Silva disse...

Lol! Não posso crer! A sério? Mas encerrou para voltar a abrir, ou encerrou de vez?
Isto realmente é um país...

Cris disse...

Vão voltar a abrir mal reponham o stock. Ainda esta semana contam reabrir, disse o dono do estabelecimento ao Público!
E ainda dizem que há crise!!!! Para isto não!

Anónimo disse...

não vejo qual pode ser o problema do consumo moderado de drogas legais. A salvia divinorum assim como outras substancias vendidas, apesar do efeito alucinogenico, apresentam efeitos nocivos muito inferiores a outras drogas mais difundidas como o Alcool e o tabaco.

Quem não quer não consome, quem quer consome.

ps:A liberalização de drogas deste genero com nenhum caracter adictivo, resulta numa diminuição do trafico de drogas semelhantes no mercado negro e nas ruas, que muitas vezes coloca em perigo os compradores.

Anónimo disse...

Vendo AYAHUASCA de optima qualidade, 17€ a dose (bastante concentrada)

Para quem não sabe cha de ayahuasca é considerada uma droga psicadélica muito particular em relação a outras drogas, o melhor é fazer a sua própria pesquisa, pois embora esta droga seja considerada um substancia alucinogénica o seu efeito é algo bem mais profundo, usada por inumeras civilizaçoes ao longo dos anos serve para expandir a consciência, uma experiência unica pelo seu 'Eu' mais profundo, proporciona aquilo que os estudiosos contemporâneos chamam de viagem astral, de facto é complicado explicar a natureza desta vivência, pois os conceitos necessários para isso não são ainda compreendidos na totalidade pela nossa ciência, trata-se de um estado consciente super sensorial transcendendo as 4 dimensões consideradas pela maior parte dos físicos.

A toma de esta substancia deve ser segundo certos procedimentos se quer realmente encontrar o sentido da sua vida, não é uma droga para divertimento e deve ser encarada com respeito, da mesma forma que xamãs fazem.

Mas caso não esteja já bem ciente de toda a magnitude disto aconselho primeiro um estudo rigoroso, assim como ler sobre as experiências de quem medita com esta substancia.

Embora seja considerada droga não causa dependência, e caso me compre algumas doses não passe muito disto, pois por motivos morais não deve contactar esta outra realidade com o auxilio da droga muitas vezes, mas sim apenas com a sua própria vontade, o que será mais facil após esta familiarizado com essa realidade.

É também conhecida por yagé, caapi, nixi honi xuma, hoasca, vegetal, Santo Daime, kahi, natema, pindé, dápa, mihi, vinho da alma, professor dos professores, pequena morte, entre outros.

Os perigos envolvidos em termos de saúde julgo nao serem nenhuns, mas psicológicos talvez existam se nao proceder como recomendado, saiba que espíritos é uma realidade, e voce poderá se encontrar frente a frente com eles.

A droga é legal em Portugal.

Para mais informações poderá me contactar, darei todo o auxilio necessário.

A sua vida fará outro sentido depois desta experiência de auto-conhecimento.

Anónimo disse...

para mais informações

huasca_henriques@live.com.pt

Joana Paula Silva disse...

embora passados 4 anos, aconselho-vos vivamente a conhecerem o meu blog (muito "rudimentar"/"verdinho", mas com uns comentários ajustados a este assunto)! Obrigada

www.salviainos.blogspot.com